8.10.10

A ÁGUA



A grande quantidade de água do nosso organismo(60%)atua como meio de transporte de nutrientes entre as células, além de remover as substâncias resultantes do metabolismo.
Tal remoção se dá pelos rins (principal regulador),suor e fezes.
Quando o consumo de água é insuficiente ou a perda é muito grande, os rins concentram mais a urina, a qual ficará com uma maior quantidade de eletrólitos.
Embora ainda não exista um consenso entre os cientístas sobre a quantidade diária de água a ser consumida pelas pessoas o Guia Alimentar para População Brasileira orienta para a ingestão de dois litros diários, de preferência nos intervalos das refeições.
O baixo consumo de água leva a constipação, a cálculos renais, a infecção urinária, a doenças cardiovasculares e a hipertensão.
Prefira água mineral ou filtrada sem cloro.
Lembre que a água com gás aumenta os radicais livres do organismo.
A água normal apresenta o pH 7, neutro, e não tem acidez.
Quando se adiciona o gás carbônico industrial, a água fica mais ácida.
Quanto mais abaixo de 7 ficar o pH, maior a acidez.
Existem dois tipos de águas com gás:
1 - A água natural gaseificada, extraída da fonte com uma quantidade pequena de gás e que não apresenta efeitos nocivos à saúde porque a concentração de gás é pequena.
Na embalagem está escrito: "Água natural gaseificada".
2 - A água gaseificada que recebe o CO2 em um processo industrial, no qual um carbonizador comprime e dissolve o gás no líquido e que possui na embalagem um aviso: "Água gaseificada artificialmente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário